domingo, 30 de setembro de 2012

Ciclovias – Um futuro Sustentável




De fácil percepção, o termo ciclovia significa um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas.
Os concelhos de Ovar, Estarreja e Murtosa oferecem hoje um vasto conjunto de percursos como forma de dar a conhecer a Ria e a divulgação e preservação do património cultural.
 Estes três concelhos, candidataram-se conjuntamente com a Universidade de Aveiro ao Projecto CICLORIA que, pretende “mudar o padrão de mobilidade urbana, afirmando, de modo criativo, o potencial da Região de Aveiro para a promoção dos modos suaves de mobilidade”.
 Quanto aos percursos já existentes, Ovar ostenta seis ciclovias com um total de 20 km.
 A região murtoseira, tem hoje disponíveis 10,5 km de ciclovias, estando já em execução novos trilhos tais como Bestida-Varela que permitirá a ligação à freguesia da Torreira. Recorde-se que, a Murtosa tem sido alvo de inúmeros passeios cicláveis através de iniciativas das diversas associações concelhias nas quais se tem dado a conhecer o projecto “Murtosa Ciclável”, fruto de acordos de cooperação entre a Universidade de Aveiro e a CM da Murtosa.
 Relativamente ao concelho de Estarreja, o projecto “BioRia” embora não directamente relacionado com as ciclovias dos anteriores concelhos, não deve deixar de ser referido. Este projecto tem como linhas orientadoras a protecção da natureza, a requalificação e recuperação de zonas degradadas e uma educação ambiental nas freguesias de Salreu e Canelas que permitiram o ecoturismo para passeios ao longo dos seus cerca de 14,5 km.
 Desta forma, não há dúvida que estes concelhos pretendem dinamizar uma mobilidade sustentável mostrando-se como um exemplo de excelência a seguir.


Sem comentários:

Enviar um comentário