sábado, 21 de março de 2015

A Religião em números – o caso de Pardilhó

Dando continuidade ao tema iniciado na última edição deste jornal (Cenosos 2011), irei agora centrar a atenção no indicador Religião.

Antes de mais importa referir que esta análise é meramente quantitativa, ou seja, trata-se apenas de dar a conhecer a diversidade religiosa de livre consciência existente na Freguesia de Pardilhó, não se trata de criticar ou fazer juízos de valor, muito pelo contrário, vivemos numa sociedade livre e devemos respeitar as opiniões, a cultura e religião de cada um.

Assim sendo, à data dos Censos 2011, em Pardilhó os números sobre a religião são os seguintes:

- Católicos: 3130
- Ortodoxos: 6
- Protestantes: 52
- Outra Cristã: 59
- Judeus: 0
- Muçulmanos: 2
- Outra não Cristã: 4
- Sem religião: 107

Importa referir que estes dados referem-se à população residente com 15 ou mais anos, pelo que é natural que os números acima indicados possam ser superiores, no entanto os Censos 2011 apenas permitiram a resposta, neste campo, a pessoas com mais de 15 anos. Sabemos que em Pardilhó residem cerca de 4200 pessoas, pelo que percebemos que nos dados dos Censos se encontram cerca de 1000 jovens com menos de 15 anos fora desta análise.

É interessante confirmar, com a prova de dados oficiais, que em Pardilhó a religião predominante, é a Católica. Embora o senso comum nos dissesse isso mesmo, os Censos vêm provar essa informação.

Na próxima edição, vamos analisar o número de nascimentos e óbitos entre 2003 e 2013.

Joel Pereira,
Pardilhó

Sem comentários:

Publicar um comentário