quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Bunheiro – uma terra para se viver

(Foto Diário Aveiro)

O Bunheiro conquista actualmente um estatuto de referência no Concelho da Murtosa, fruto de um progresso urbanístico e de uma juventude com ideias inovadoras para a sua terra, que teimam em não querer sair da sua terra-lar.

Outrora terra de emigrantes, o Bunheiro não quer parar no tempo. Urbanisticamente, não podemos referir exactamente onde se posiciona o centro desta freguesia, embora o largo da Associação Cultural Bunheirense e Junta de Freguesia possa ser referenciado como o ponto de encontro das gentes do Bunheiro. A actual obra nas vias de circulação, com a construção de passeios, ciclovias e colocação de nova camada de asfalto a poente e a nascente da Junta de Freguesia, venham valorizar esteticamente mas também a nível monetário, os terrenos e edifícios envolventes. A poente do edifício da Junta de Freguesia, a nova variante torna aos habitantes de Pardilhó e Avanca um acesso à praia da Torreira mais rápido e directo.

Culturalmente, a Associação Cultural Bunheirense (ACB) e o Grupo Musical Bunheirense, assim como o Rancho e as Andorinhas de S. Silvestre, representam as associações que a par da Câmara Municipal, mais actividade fazem pela cultural do Município da Murtosa. De referir também, os bons resultados desportivos que a ACB tem apresentado.

Mas, o Bunheiro é também uma terra de tradição e profundamente religiosa, muito parecida com os vizinhos de Pardilhó, duas freguesias estreitamente unidas, como são os casos dos inúmeros casamentos entre os seus habitantes destas duas terras.

A zona industrial, com preços mais apelativos para a fixação das empresas, em contrapartida aos preços praticados em Estarreja, criou centenas de postos de trabalho, tendo a presença de várias empresas de renome regional e nacional.

Ao nível do Turismo, faltam talvez pontos de referência, ainda que possamos referir a Fonte de S. Gonçalo ou a Casa Museu Custódio Prato. Haveria lugar para uma casa de Turismo Rural no Bunheiro? Se sim, esta teria um enorme potencial devido à proximidade com a Torreira e centro da Murtosa. E com isto, teria igualmente sucesso um restaurante nesta freguesia?

O crescimento do Bunheiro levou à fixação do único supermercado no Concelho, na antiga cooperativa, o qual representa uma mais-valia para toda a Murtosa.


Prevê-se um futuro dinâmico para esta freguesia e uma boa terra para se viver.

Sem comentários:

Publicar um comentário