segunda-feira, 18 de março de 2013

Meio de Transporte mais utilizado diariamente em Estarreja e Murtosa


A crescente aposta nos Municípios de Estarreja e Murtosa na promoção de meios de locomoção sustentáveis, permitiu a construção de infra-estruturas, como por exemplo ciclovias, e a preservação de passeios e da própria faixa de rodagem. Os Censos 2011 constituem uma ferramenta extremamente importante na análise de dados no território nacional. Dados gentilmente cedidos por Paulo Andrade, permitem-nos analisar o indicador “População residente que vive a maior parte do ano no alojamento e que trabalha ou estuda, segundo o principal meio de transporte que habitualmente utiliza no trajecto de casa/local de trabalho ou estudo”.


Numa análise simplista, verificamos que as freguesias de Beduído (a pé, transporte colectivo), Avanca (autocarro, comboio, motociclo) e Pardilhó (bicicleta) são aquelas que registam maior número de pessoas nas deslocações diárias para o seu local de trabalho/estudo.


No Município da Murtosa, as freguesias da Torreira (a pé, autocarro, transporte colectivo), Bunheiro (transporte colectivo, motociclo) e Murtosa (comboio, bicicleta) são aquelas que registam maior número de pessoas nas deslocações diárias para o seu local de trabalho/estudo.

Sem dúvida alguma que, a bicicleta é um dos meios de transporte mais utilizados nas deslocações diárias, e por isso mesmo, uma vitória para estas duas autarquias, principalmente para a Murtosa, um caso de sucesso a nível nacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário