terça-feira, 2 de abril de 2013

Impulso Jovem – Por onde andas?




Agora que todos os dias se fala do Programa “Impulso Jovem”, e que muitos “especialistas” vêm para a praça pública dizer que isto é uma óptima medida do actual Governo e que já empregou milhares de jovens, este mesmo Governo vem para a comunicação social dizer que afinal não é bem assim e este programa foi um enorme falhanço.

Na verdade, não há assim tantas vagas e as que existem, ninguém sabe como se concorre. Estarão os lugares já previamente ocupados antes de abrirem concurso?

O grande problema deste programa, que até teria pernas para andar, uma vez que as potenciais entidades empregadoras teriam vantagens bastante significativas, é que o Governo lançou este programa para o ar, e quem quiser que o apanhe. As potenciais entidades empregadoras não sabem sequer que isto existe, e que podem tirar vantagens disto. O Governo tem que divulgar junto das instituições e incentivar à criação de empregos, não é fazer a notícia correr na comunicação social e mais nada fazer.

Como é que se estimula a inserção profissional dos jovens e se estimula a criação de emprego em novas áreas, se o próprio Governo que cria o programa, não estimula a sua criação?

E se os jovens são obrigados a estar inscritos no Centro de Emprego, porque é que esta instituição pública não divulga junto dos desempregados e dos potenciais empregadores que existe o Impulso Jovem?

Evidentemente que se trata de mais um fiasco deste Governo. E ainda se admiram que a taxa de desemprego cresça todos os dias…

Sem comentários:

Publicar um comentário